Gestão Integrada da Floresta

Criado em sexta, 12 maio 2017, 10:59

A CIM do AVE, submeteu em 16/02/2017, ao Aviso POSEUR-10-2016-75 – Instalação de Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios, em terrenos não privados, uma candidatura designada “Gestão Integrada da Floresta”, tendo a mesma sido aprovada a 17 de maio de 2017, com um investimento elegível de 121 845,06 €.

Tendo em conta que o território da CIM do AVE, face à grande ocupação do solo a nível florestal, se apresenta muito propenso aos incêndios florestais, esta operação surge no sentido de dar resposta às atuais vulnerabilidades ainda existentes nos municípios relativamente à rede de defesa da floresta, pretendendo colmatar o risco de incêndio, bem como o aumento da sua dimensão, intensidade e severidade.
A Operação pretende, assim, desenvolver várias ações em terrenos não privados, pertencentes ao perímetro florestal do Município de Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto e Vieira do Minho.
As ações que se pretendem desenvolver são:

• Ação 1 – Instalação de Redes de Defesa da Floresta contra Incêndios, através de Faixas de Gestão de Combustível da Rede Primária (RP) e da Rede Secundária (RS), no município de Cabeceiras de Basto;
  • Ação 2 - Instalação de Redes de Defesa da Floresta contra Incêndios, através de Faixas de Gestão de Combustível da Rede Primária (RP) e da Rede Secundária (RS), no município de Vieira do Minho;
  • Ação 3 – Beneficiação de rede viária florestal de acesso a pontos de água de 1ª ordem, no município de Mondim de Basto.

Thursday the 24th. Comunidade Intermunicipal do Ave