Concertação da Oferta Formativa para a NUT III Ave 2017/2018

Criado em segunda, 08 maio 2017, 17:27

Decorreu no passado dia 21 de Abril de 2017, pelas 10h00, na Escola Camila Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão), a apresentação da Rede de oferta formativa para a NUT III Ave, para o ano letivo 2017/2018, resultante da concertação intermunicipal.

A sessão de apresentação da Rede de Oferta Formativa 17/18 foi organizada pela DGESTE Norte e pela CIM do Ave e estiveram presentes os seguintes oradores: Dr. José Mesquita, Delegado Regional da DGESTE Norte; Dr. António Leite, Delegado Regional do IEFP Norte; Eng. Gabriel Pontes, Secretário Executivo da CIM do Ave; Dr. Leonel Rocha, Vereador da Educação do Município de Vila Nova de Famalicão; Dr. Carlos Teixeira, Diretor do Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco.

Foram convidados a participar na sessão de apresentação da Rede de Oferta Formativa da NUT III Ave os Srs. Vereadores de Educação da NUT III Ave, os técnicos da divisão de educação dos Municípios do Ave que acompanharam o processo de concertação intermunicipal, os Diretores de Agrupamentos de Escolas e os Diretores das Escolas Profissionais com oferta formativa profissional, de todos os Municípios da NUT III Ave.

Nesta sessão foi apresentada a metodologia de trabalho utilizada para a elaboração da concertação intermunicipal, proposta pela Secretaria de Estado da Educação e pela ANQEP, onde foram referidos os critérios de seleção da oferta formativa que foram considerados, nomeadamente:

• Critérios de proporcionalidade, garantindo que as escolas públicas e as escolas privadas conseguiam assegurar o mesmo nº de cursos que tiveram em funcionamento no ano letivo 2016/2017;
  • Critérios de relevância, onde foram consideradas as relevâncias dos cursos profissionais para a NUT III Ave, de acordo com os resultados do Sistema de Antecipação Nacional de Qualificações do Ave (SANQ do Ave), válido para os anos 2016-2018;
  • Critérios de Desempenho, onde foi considerado o desempenho de cada uma das Escolas com oferta formativa da NUT III Ave. Para avaliar este critério foram analisados os seguintes parâmetros: a existência de um sistema de garantia de qualidade na Escola; a taxa de transição com sucesso dos formandos; a taxa de conclusão dos formandos; a taxa de empregabilidade / prosseguimento dos estudos dos formandos.
  • Critério de Sustentabilidade e Coesão, onde é realizada uma relação entre os cursos propostos pelas escolas e as propostas de cursos profissionais que a ANQEP propõe para a NUT III Ave, de acordo com os resultados do SANQ do Ave (nº mínimo e máximo de cursos a aprovar, por qualificação).

Para a NUT III Ave foram aprovados 104 cursos de ensino profissional, para o ano letivo 2017-2018, em diversas áreas de formação. A lista de cursos aprovados pode ser consultada no site da CIM do Ave (link), assim como os resultados do SANQ do Ave 2016-2018.

Wednesday the 28th. Comunidade Intermunicipal do Ave