Divulgação do diagnóstico de Sistema de Antecipação Necessidades de Qualificação da NUT III Ave, e oferta formativa para o ano letivo 2015/2016

Criado em segunda, 22 junho 2015, 09:42

No âmbito da Rede de CQEP do Ave, a Comunidade Intermunicipal do Ave integrou um projeto piloto nacional da ANQEP designado - Sistema de Antecipação das Necessidades de Qualificação (SANQ).

O SANQ é um Sistema de identificação de necessidades de qualificações e de indicação de áreas e saídas profissionais prioritárias para a rede de educação e formação que irá permitir orientações claras para a definição da rede de ofertas formativas, bem como para a atualização do Catálogo Nacional de Qualificações.

O objetivo é suportar o desenvolvimento do processo de planeamento da rede de ofertas e fornecer informação de apoio a outros processos de planeamento e gestão de estratégias de desenvolvimento de competências. Isto ao longo do período do Quadro Estratégico Comum (QEC), de 2014 a 2020, e em linha com a Estratégia Europa 2020.

A CIM do Ave divulga os seus resultados que irão permitir, por um lado, a criação de orientações para o processo de definição da rede de oferta de cursos de dupla certificação para jovens e, por outro, contribuir para promover uma cultura de planeamento junto dos principais atores do Sistema de Educação e Formação.

Os resultados deste trabalho já se encontram disponíveis no site da Comunidade Intermunicipal do Ave para consulta:

- Sistema de Antecipação das Necessidades de Qualificação da NUT III Ave –

- Oferta formativa 2015/2016 – cursos profissionais da NUT III Ave –